terça-feira, 15 de julho de 2008

A educação tecnológica segundo MORAN

A educação pública costuma ser identificada como direito, como dever social, como construção de identidade pessoal e grupal. Já a educação privada está mais associada ao bem econômico, ao negócio, investimento financeiro. Os professores costumam desenvolver uma concepção de educação mais como profissão de forte cunho social, que contribui para a aprendizagem integtral dos alunos. Já os administradores e gestores valorizam as dimensões pedagógicas. Estamos numa fase de profundas transformações, que nos estão levando a reorganizar todos os processos de ensino e aprendizagem, incluindo atividades a distância, flexibilidade curricular, possibilidade de cursos on-line em qualquer lugar e a qualquer hora. Atualmente há uma certa apropriação das tecnologias avançadas para a multiplicação de processos conservadores, focados no conteúdo transmitido pela substituição do professor pelo tutor. Temos que inovar, avançar, criar uma educação mais próxima do aluno de hoje e das possibilidades de uma sociedade conectada, mantendo os valores humanos, afetivos e éticos cada vez mais vivos e predominantes.

Um comentário:

Neusa Ana S. Angioletti disse...

Jóia, parece que Moran está falando para a gente, não é? No blog dele tem muito mais para ler. bjos